Thesaurus de Ciências da Terra

Petrologia e geoquímica orgânicas
PDF  Imprimir

Ficha Terminológica

Antracite
Petrologia e Geoquímica orgânicas

Do lat. Anthracītes < gr. ἀνθρακίτης anthrakítēs, der. de ἄνθραξ, -ακος ánthrax, -akos 'carvão' + -ite

carvão fóssil, húmico, negro, compacto, brilhante, com elevado teor em carbono e baixo teor em matérias voláteis, que corresponde ao termo mais avançado da incarbonização

Antracito
Anthracite
anthracite
antracita
anthrazit
As antracites da Bacia Carbonífera do Douro são, mesmo, as antracites mais evoluídas em termos de incarbonização conhecidas no Continente Norte-Atlântico.
Lemos de Sousa, M.J. & Oliveira, G.M., 2012. Normalização nos domínios do carvão e do coque (Anexo 1). In: M.J. Lemos de Sousa, C.F. Rodrigues & M.A.P. Dinis, Eds., O Carvão na Actualidade, Vol. 1 – Petrologia, Métodos analíticos, Classificação e Avaliação de Recursos e Reservas, Papel no contexto energético, Carvão em Portugal, p.383-416. Universidade Fernando Pessoa (Porto), Academia das Ciências de Lisboa.
Vocabulário de Termos Geológicos. 1.ª Série – Letra A, 1971, 125pp., Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Centro de Estudos de Geologia, Lisboa.

Antracito – Carvão fóssil, húmico, negro, compacto, brilhante, de fractura conchoidal, com baixa percentagem de produtos voláteis (menos de 10 %) e elevado teor de carbono fixo (entre 85 e 95 %). Corresponde à fase mais avançada da incarbonização. (De antrax = carvão)

Norma Portuguesa NP 3538-2, 1993

Classificação internacional NU-CEE dos carvões.
Sinónimo de carvão de grau superior.

Classificação ASTM dos carvões (NP 3603)
Abreviatura an. Um dos treze grupos considerados, o qual corresponde ao grau de incarbonização designado pelo próprio nome do grupo. É definido pelas seguintes propriedades: (i) teor em carbono fixo, em percentagem de massa, calculado na base “seco sem matéria mineral”, igual ou maior do que 92 % e menor do que 98 %; Nota: A título indicativo, faz-se notar que aos valores apontados correspondem teores em matérias voláteis, em percentagem de massa, calculados na base “seco sem matéria mineral” menores ou iguais a 8% e maiores do que 2%, respectivamente. (ii) não aglutina.

Classificação e codificação para os carvões australianos (NP 4222)
Uma das cinco designações tradicionais consideradas na classificação definida pelo teor em matérias voláteis, em percentagem de massa (Norma AS 1038.3) calculado na base “seco sem cinzas” (Norma AS 1038.3 e NP 3539) menor do que 8 %.

Classificação e codificação NCB-.BC dos carvões de grau médio e de grau superior (NP 3604)
Agrupamento principal definido pelo teor em matérias voláteis, em percentagem de massa, calculado na base “seco sem matéria mineral”, o qual é menor do que 9,1 % Nota: O índice Gray-King não constitui, no sistema NCB-BC, critério de classificação para os carvões cujo teor em matérias voláteis é menor do que 19,6 %. Contudo, a título meramente indicativo, regista-se que a antracite patenteia índice Gray-King A. A antracite corresponde à classe principal 100, a qual, por vezes, se subdivide com base no teor em matérias voláteis ou no teor em hidrogénio (calculados na base “seco sem matéria mineral”) em duas classes, a saber 101 (MV[ssmm] < 6,1 % ou H[ssmm] < 3,35 %) e 102 (6,1 < MV[ssmm] < 9,0 % ou H[ssmm]ssmm > 3,35).

Classificação CPM dos carvões de grau médio e de grau superior (NP 3607)
Agrupamento definido pelas seguintes propriedades: (i) teor em matérias voláteis, em percentagem de massa, calculado na base “seco sem cinzas”, menor do que 8 %; (ii) índice de intumescimento igual a 0 (resíduo pulverulento); (iii) valor médio do poder reflector aleatório da vitrinite maior do que 2,80 %.

ISO 11760, 2005

Sinónimo de carvão de grau superior.